"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Efeitos do ruído sobre a aprendizagem

Atenção pais e professores!

Estudos demonstram que as crianças expostas prolongadamente a níveis elevados de ruído evidenciam mais falhas em tarefas de leitura e um menor desenvolvimento das capacidades linguísticas.
As consequências podem revelar-se duradouras, por exemplo, se a criança for submetida a elevados níveis de ruído ao longo de todo o percurso escolar, de tal modo que tenderá a alcançar patamares inferiores quer ao nível do domínio da leitura quer no domínio da compreensão e expressão da linguagem, o que compromete a mestria na arte de bem falar.

Por outro lado, quanto maior a exposição ao ruído, maior o impacto negativo ao nível da própria motivação dos alunos, que poderão tender a perder o interesse nas actividades académicas.

Também a atenção pode sofrer impacto. É evidente que aquando da realização de uma tarefa para a qual é necessária concentração, se existirem ruídos concorrentes à direcção da atenção para o objecto da actividade, estes produzirão distracções que reduzem o rendimento na tarefas.

Estudos realizados em escolas expostas a uma quantidade significativa de tráfego aéreo e ferroviário revelam que o ruído é intrusivo ao ponto de distrair os alunos, potenciando o aparecimento de erros, bem como a diminuição da qualidade e quantidade de trabalho desenvolvido.


Numa perspectiva de potenciar o rendimento escolar do seu filho, é necessário primar por manter um ambiente tranquilo e silencioso, na medida do possível, quer em casa quer em contexto escolar.
Zele pelo seu filho, para que se torne num geniozinho.

Bibliografia acedida:
* Cohen, S.; Glass, D. C. & Singer, J. E. (1973). Apartment noise, auditory discrimination and reading ability in children. Journal of Experimental Social Psychology, 9, 407-422
* Kyzar, B. L. (1977). Noise pollution and the schools: How much is too much?. CEFP journal, 4, 10-11
* Kryter, K. (1985). The effects of noise on man. New York: Academic Press

Imagem acedida em:
* http://beezoblog.com/main/wp-content/uploads/2010/07/noise.jpg

domingo, 5 de setembro de 2010


''A qualidade da música é inversamente proporcional à intensidade do som"

Isaac Rocha


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que é um decibel?


O bel (símbolo B) é uma unidade de medida da razão entre duas quantidades, sendo amplamente utilizado para uma grande variedade de medições em acústica, física e electrónica. Foi inventado por engenheiros do Bell Labs para quantificar a redução no nível acústico sobre um cabo de telefone padrão com uma milha de comprimento. Originalmente chamava-se unidade de transmissão ou TU, mas foi renomeado entre 1923 e 1924 em homenagem ao fundador do laboratório, Alexander Graham Bell.

O Decibel (dB) é a unidade de medida mais largamente utilizada para medir a intensidade do som. É uma unidade adimensional, semelhante à percentagem. A definição do dB é obtida com o uso do logaritmo.
Constitui uma escala logarítmica, em que se considera a unidade (1 dB) como o valor correspondente ao som mais baixo que o ouvido humano consegue detectar. 10 dB correspondem a um som 10 vezes mais intenso que 1 dB, 20 dB 100 vezes mais intenso, 30 dB 1000 vezes e assim sucessivamente.

Sabendo que o ouvido pode sofrer lesões a partir dos 85 dB, e que 120 dB corresponde ao limiar da dor, verificamos que qualquer habitante de uma cidade está diariamente exposto a agressões múltiplas com consequências que poderão ser irreversíveis.

Bibliografia:
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ruido/mais-informacao-1/sobre-a-poluicao-sonora/

Imagem acedida em:
http://www.phys.unsw.edu.au/jw/dB/noise-1dB.gif