"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cérebro reduz visão para 'ouvir melhor'

O cérebro pode diminuir nossa acuidade visual para que possamos ouvir música e sons complexos, dizem especialistas do Wake Forest University Baptist Medical Center e da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


Um estudo envolvendo 20 maestros e 20 pessoas sem formação musical específica revelou que ambos os grupos direccionam a actividade cerebral "para fora" das áreas associadas à capacidade de visão durante tarefas auditivas. A realização de exames de ressonância magnética evidenciam a queda de actividade nestas áreas e consequente aumento de actividade noutras.

Durante uma conferência da Society for Neuroscience, os pesquisadores afirmaram que as alterações foram menos intensas nos maestros do que nos leigos durante tarefas auditivas mais complexas.

A amostra do estudo, composta por indivíduos com idades compreendidas entre 28 e 40 anos, foi submetida à audição de duas notas musicais separadas por um intervalo de tempo de alguns milionésimos de segundo. Pretendia-se que identificassem qual das notas tinha sido tocada primeiro.Como esperado, os cientistas verificaram que a actividade aumentou no zona cerebral associada à audição e diminuiu nas áreas responsáveis pela visão.

À medida que a tarefa ficava mais difícil, verificava-se, nos participantes sem formação musical, um maior desvio da actividade cerebral para longe das regiões visuais do cérebro, a qual se concentravanas regiões auditivas.

No caso dos maestros, no entanto, a transferência de actividade entre as diferentes regiões do cérebro cessou após um certo ponto, indicando que os anos de treino auditivo no desempenho profissional podem ter alterado a forma como seus cérebros estão organizados.

Trata-se, literalmente, de "fechar os olhos para ouvir música", citando o cientista responsável pelo estudo, Jonathan Burdette.


Informação acedida em:

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/11/05/327031479.asp

Imagem acedida em:

http://us.cdn3.123rf.com/168nwm/logos/logos0912/logos091200362/6310245-young-woman-listening-to-music-with-eyes-closed-over-white-background.jpg