Dois anos depois de ter desenvolvido umas eco-galochas que ajudavam a carregar telemóveis e outros gadgets, a britânica Orange voltou à carga com um novo dispositivo que promove a energia limpa: uma t-shirt que transforma os ruídos em electricidade.
O dispositivo utiliza a tecnologia de filmes piezoeléctricos, normalmente encontrados em altifalantes modernos, para captar o som. A energia sonora passa por uma compressão, com cristais de quartzo, e é transformada em electricidade.
Baptizada de “Sound Charge”, esta t-shirt foi desenvolvida com a ajuda de especialistas em energias renováveis e vem equipada com uma bateria, que armazena a energia. Depois, esta energia pode ser utilizada para carregar os telemóveis e outros gadgets.
De acordo com a Exame Brasil, a tecnologia capta ruídos a partir de 80 decibéis, aproximadamente o barulho de uma rua movimentada. Ainda assim, os locais ideais para a sua utilização são os concertos e espectáculos de música, onde o som é mais alto e, consequentemente, a quantidade de energia gerada também.
Segundo os criadores, quem passar dois dias num festival de música pode obter energia suficiente para carregar até dois telemóveis ou um smartphone.
Informação retirada de Green Savers