Hoje, 28 de Abril, celebra-se:
- Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho – Portugal
- Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho – OIT (Organização Internacional do Trabalho)
- Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais – CSI-ETUC
A UGT (União Geral de Trabalhadores) em consonância com todos os parceiros da CSI (Confederação Sindical Internacional) e todos aqueles que se associam a esta efeméride salientam que esta jornada representa um momento de reflexão ímpar no mundo do trabalho e na sociedade em geral.
Segundo dados da OIT anualmente perdem a vida mais de 2 milhões de trabalhadores, ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, mais de 1 milhão de trabalhadores ficam incapacitados e cerca de 160 milhões contraem doenças por causas directamente relacionadas com o trabalho.
O balanço efectuado à sinistralidade laboral em Portugal na última década, antes da implementação da Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2008 –2012, mais especificamente entre o período de 1998 a 2007, regista cerca de 2773 mortes de trabalhadores nos 2,269,243 acidentes de trabalho e que, por seu turno, também provocaram a perda de 58, 230, 087 dias de trabalho.
Segundo dados da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), em 2010, ocorreram 88 acidentes mortais, sendo que 35 destes acidentes se verificaram no sector da construção civil, tendo sido as quedas em altura a principal causa de mortalidade laboral, responsáveis por 32 mortes no trabalho.
Relativamente a doença profissional, os dados disponíveis são relativos ao ano 2008, tendo sido certificado um total de 4841 novos casos de doença e 132 óbitos cuja morte esteve relacionada com doença profissional. As doenças de maior incidência foram as músculo-esqueléticas que no seu conjunto representaram cerca de 66,32% (2925 doenças), seguidas das doenças da audição – surdez profissional – que representaram 12,97% (572 casos) do total.
Vamos celebrar este dia alertando para a necessidade de uma nova cultura de segurança!
É necessário consciencializar que a segurança traz benefícios e não deve ser vista como um custo!
A higiene e segurança é necessária em todas as empresas e em todas as fases, desde o projecto à avaliação de riscos!
A prevenção cabe a todos e é para todos!
Imagem acedida em:
http://1.bp.blogspot.com/_ZULC4RVcjyA/S8Eqd1paKqI/AAAAAAAAAKI/jL2yekeJiqc/s1600/epi.gif
Sem comentários:
Enviar um comentário