"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ruído = stress no trabalho


O stress relacionado com o trabalho ocorre quando as exigências do trabalho superam a capacidade de resposta (ou de controlo) do trabalhador.

São muitos os factores que contribuem para o stress relacionado com o trabalho, sendo raro que um único factor causal provoque stress relacionado com o trabalho.

As condições físicas de trabalho podem constituir uma fonte de stress para os trabalhadores. O ruído ambiente no trabalho, ainda que a níveis que não exijam medidas tendentes a prevenir a perda de audição, pode provocar stress (por exemplo, o toque frequente de um telefone ou a vibração permanente de uma unidade de ar condicionado), embora o seu impacto surja, normalmente, associado a outros factores.


O impacto do ruído sobre os níveis de stress dos trabalhadores depende de uma vasta variedade de factores, nomeadamente:
  • A natureza do ruído, incluindo o volume, o tom e a previsibilidade;
  • A complexidade da tarefa a realizar pelo trabalhador; por exemplo, o ruído da conversa de outras pessoas pode constituir um factor de stress quando as tarefas requerem concentração;
  • A profissão do trabalhador (por exemplo, os músicos podem sofrer de stress relacionado com o trabalho em resultado da sua preocupação com a perda de audição);
  • O próprio trabalhador. Certos níveis de ruído podem, em determinadas circunstâncias, contribuir para um estado de stress, em especial quando a pessoa está cansada, e ser perfeitamente seguros noutras circunstâncias.
Informação acedida aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário