"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Para quem gosta de ouvir música ...

... e pretende continuar a ouvir com qualidade até pelo menos aos 100 anos...
... é melhor pensar duas vezes no volume do leitor de música!

Dêem uma olhadela neste filme.

Acedido em Make Love not Hearing Loss

domingo, 31 de outubro de 2010

Make love not hearing loss

Passeando por mundos cibernáuticos descobri um blogue irmão d'E tudo o ruído levou. Dêem uma olhadela: Make Love Not Hearing Loss

Fiquei sensibilizada com umas imagens vi e decidi partilhá-las. Porque usar tampões auditivos é preservar a saúde auditiva, e pode ser um acto de muita arte...! :)



















aqui como usá-los

domingo, 10 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festivais, ruído e CHECK-IN

Como frequentadora assídua de festivais, conheço o CHECK-IN há coisa de quatro anos. Os responsáveis pelo CHECK-IN autodefinem-se como um grupo de pessoas que procuram contribuir para uma melhor Gestão de Prazeres e Riscos associados ao consumo de substâncias psicoactivas e à sexualidade. O CHECK-IN intervém em contextos festivos de qualquer tipo, desde festas de música electrónica, festivais de verão, festas académicas etc.

Fiquei sinceramente e positivamente fascinada quando, no Boom 2010, ocorrido no passado mês de Agosto, me deparei com a divulgação de Informações relativas a um novo tema: o ruído! Desconhecia esta vertente de divulgação do CHECK-IN e fiquei motivada para a causa deste blogue, pois considero ser um dos pontos mais importantes a prevenir no seio de eventos festivos como o Boom. Em contrário, e considerando que apenas uma pequena parcela da população está consciencializada para os perigos de ouvir música em alto volume, teremos tendência a sofrer uma degradação gradual do órgão auditivo, e consequentemente, da capacidade de desfrutar o maravilhoso mundo da música, os concertos mais inquietantes e os festivais mais interessantes...


Passo a citar alguma da informação disponíibilizada pelo CHECK-IN:

OUVE BEM…
TÁS A OUVIR!?...
Para quem aprecia a música é muito importante preservar a audição em boas condições para continuar a curtir o som com a mesma qualidade.
Se ouvir música é acima de tudo um prazer, quando o fazemos repetidamente com volumes demasiado elevados passa a apresentar também alguns riscos.
Se frequentemente expões os teus ouvidos a um volume demasiado elevado, o teu sistema auditivo está sujeito a um desgaste demasiado prematuro. Os músicos, dj’s e os frequentadores assíduos de festas estão, por isso, mais propensos à perda de acuidade auditiva.

O risco de perda auditiva pode aumentar consoante:
O volume da música;
A proximidade das colunas;
O tempo de permanência no dancefloor;
Eventuais problemas auditivos anteriores.

Se tens alguns dos seguintes sintomas não hesites em consultar o médico!
Zumbido constante nos ouvidos;
Sensibilidade a ruídos altos;
Dificuldade em ouvir os outros quando existe barulho de fundo;
Sensação de que os outros comem as palavras ou falam demasiado rápido;
Tens sempre que lhes pedir para se repetirem;
Tens sempre que aumentar o volume da TV;
Ouves o telefone melhor com um ouvido que com o outro.
Para evitar chegar ao ponto de apresentar os sintomas acima descritos há que ter certos cuidados ao ouvir música e noutras situações.

Não te esqueças...
Os níveis de som nas discotecas podem chegar aos 120 dB e a margem de risco para os teus ouvidos é de 90dB. 120dB é já considerada margem de dor!
Fica pelo menos a 3 metros das colunas. Dançar junto das colunas aumenta os riscos! Faz pausas de 10 minutos a cada 45 minutos e de 30 minutos a cada 2 horas, em locais onde o som é mais baixo.
O algodão ou bocadinhos de tecido não protegem. Usa tampões! Assim, estás protegid@ mas não deixas de curtir o som.
O cansaço, a desidratação e o sobreaquecimento também aumentam os riscos. Assim já sabes mantém-te hidratado e faz pausas!
Se ouves música com head phones internos evita fazê-lo muito tempo seguido, faz pausas e não abuses do volume. Devido à proximidade com o ouvido, osphones internos causam grande pressão acústica pelo que os externos são preferíveis.
Se trabalhas com material sonoro ou com máquinas ruidosas usa protecção auricular. Além da música outras fontes de perigo excessivo podem ser as viaturas, maquinaria, televisão, jogos, etc.
Fiquem atentos e baixem o volume!

Para mais informações, consultar
http://check-in.apdes.net/quediz/img/checkinews_06.pdf


Força CHECK-IN, continuem o bom trabalho que têm desenvolvido! Os festivaleiros precisam de vocês :)


Imagem acedida em:
http://preditor.mio.co.za/assets/articles/images/resized/12109_resized_blackcoffee300.png

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Efeitos do ruído sobre a aprendizagem

Atenção pais e professores!

Estudos demonstram que as crianças expostas prolongadamente a níveis elevados de ruído evidenciam mais falhas em tarefas de leitura e um menor desenvolvimento das capacidades linguísticas.
As consequências podem revelar-se duradouras, por exemplo, se a criança for submetida a elevados níveis de ruído ao longo de todo o percurso escolar, de tal modo que tenderá a alcançar patamares inferiores quer ao nível do domínio da leitura quer no domínio da compreensão e expressão da linguagem, o que compromete a mestria na arte de bem falar.

Por outro lado, quanto maior a exposição ao ruído, maior o impacto negativo ao nível da própria motivação dos alunos, que poderão tender a perder o interesse nas actividades académicas.

Também a atenção pode sofrer impacto. É evidente que aquando da realização de uma tarefa para a qual é necessária concentração, se existirem ruídos concorrentes à direcção da atenção para o objecto da actividade, estes produzirão distracções que reduzem o rendimento na tarefas.

Estudos realizados em escolas expostas a uma quantidade significativa de tráfego aéreo e ferroviário revelam que o ruído é intrusivo ao ponto de distrair os alunos, potenciando o aparecimento de erros, bem como a diminuição da qualidade e quantidade de trabalho desenvolvido.


Numa perspectiva de potenciar o rendimento escolar do seu filho, é necessário primar por manter um ambiente tranquilo e silencioso, na medida do possível, quer em casa quer em contexto escolar.
Zele pelo seu filho, para que se torne num geniozinho.

Bibliografia acedida:
* Cohen, S.; Glass, D. C. & Singer, J. E. (1973). Apartment noise, auditory discrimination and reading ability in children. Journal of Experimental Social Psychology, 9, 407-422
* Kyzar, B. L. (1977). Noise pollution and the schools: How much is too much?. CEFP journal, 4, 10-11
* Kryter, K. (1985). The effects of noise on man. New York: Academic Press

Imagem acedida em:
* http://beezoblog.com/main/wp-content/uploads/2010/07/noise.jpg

domingo, 5 de setembro de 2010


''A qualidade da música é inversamente proporcional à intensidade do som"

Isaac Rocha


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que é um decibel?


O bel (símbolo B) é uma unidade de medida da razão entre duas quantidades, sendo amplamente utilizado para uma grande variedade de medições em acústica, física e electrónica. Foi inventado por engenheiros do Bell Labs para quantificar a redução no nível acústico sobre um cabo de telefone padrão com uma milha de comprimento. Originalmente chamava-se unidade de transmissão ou TU, mas foi renomeado entre 1923 e 1924 em homenagem ao fundador do laboratório, Alexander Graham Bell.

O Decibel (dB) é a unidade de medida mais largamente utilizada para medir a intensidade do som. É uma unidade adimensional, semelhante à percentagem. A definição do dB é obtida com o uso do logaritmo.
Constitui uma escala logarítmica, em que se considera a unidade (1 dB) como o valor correspondente ao som mais baixo que o ouvido humano consegue detectar. 10 dB correspondem a um som 10 vezes mais intenso que 1 dB, 20 dB 100 vezes mais intenso, 30 dB 1000 vezes e assim sucessivamente.

Sabendo que o ouvido pode sofrer lesões a partir dos 85 dB, e que 120 dB corresponde ao limiar da dor, verificamos que qualquer habitante de uma cidade está diariamente exposto a agressões múltiplas com consequências que poderão ser irreversíveis.

Bibliografia:
http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/ruido/mais-informacao-1/sobre-a-poluicao-sonora/

Imagem acedida em:
http://www.phys.unsw.edu.au/jw/dB/noise-1dB.gif