"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Efeitos do ruído na visão

Considerando o ruído como um factor de stress biológico, compreende-se que este afecta todo o sistema fisiológico do ser humano. A maior parte das consequências são passageiras, no entanto, a exposição prolongada a níveis excessivos de ruído tem evidenciado efeitos crónicos. Em experiências recentes, tem-se verificado alterações num outro sentido além da audição, nomeadamente, o órgão visual.


A visão é um conjunto complexo de fenómenos físicos, fisiológicos e psicológicos, resultante da captação das ondas electromagnéticas, conseguindo detectar uma chama de um fósforo numa noite clara a 15 km de distância. A visão humana tende a acomodar-se a qualquer estímulo luminoso e no caso desse estímulo não ser adequado, a visão cria defesas para exercer essa adaptação através de um processo denominado acomodação. O fenómeno da acomodação é feito através da focagem do cristalino, e a sua eficácia diminui com a idade por endurecimento progressivo do mesmo, o que explica as perdas visuais que surgem com o envelhecimento. Aquilo que vemos resulta da dinâmica num conjunto de elementos, nomeadamente, os olhos (órgãos receptores), o sistema óptico do cristalino (responsável pela focagem), a retina (que efectua a projecção a imagem para o cérebro) e o cérebro, o qual nos permite criar a imagem mental propriamente dita.

Quick & Lapertosa (1981), descrevem casos experimentais em que foram demonstradas as influências do estímulo sonoro sobre a visão, manifestando-se por dilatação e motilidade das pupilas. Também Joachim (1996) verificou que perante a exposição em ambientes pautados por um nível de ruído superior a 75 dB, verifica-se a dilatação na pupila. Experiências apontam, ainda, para a diminuição da capacidade de discriminar cores e de percepcionar o relevo dos objectos, além da redução da acuidade visual em contextos pouco luminosos.

Verifica-se, pois, que o ruído é um violento atentado a todo o corpo, e é relevante reflectir que não só a qualidade da audição está em risco, como também a de outro sentido tão fundamental no nosso dia-a-dia: a visão. Usar óculos de sol não chega para proteger os nossos olhos... Usemos protecção auditiva em ambientes ruidosamente violentos!

Informação acedida em:
http://www.prof2000.pt/users/eta/Ruido.htm
http://www.epralima.pt/design/inforadapt/extra/manuais/manual5/page2_3.html
http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/ruido-luana-medeiros.pdf

Imagem acedida em:
http://www.ofthepc.com/wp-content/uploads/2010/12/TipsProtectEyesRegularPcUsersOfthepc.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário