"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

sábado, 26 de março de 2011

Ruído VS Produtividade


Todos sabemos que um bom espaço de trabalho é meio caminho andando para que a produtividade e a criatividade flua de forma natural. Deste modo, compreende-se que o ruído nas empresas/indústrias é um tema que tem vindo a ganhar uma crescente preocupação pela parte de quem ocupa posições hierarquicamente superiores (patrões, chefes, supervisores), pois a redução do mesmo reflecte-se no aumento da produtividade.

A produtividade pode ser definida como a reação existente entre a produção (quantidade de produtos produzidos) e os factores de produção utilizados (recursos: pessoas, máquindas, materiais, entre outros). Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida com base na quantidade de factores utilizados, maior será a produtividade.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o barulho excessivo gera um efeito negativo na indústria, pois leva a um decréscimo na produtividade, especialmente em áreas/tarefas que requerem muita concentração. A exposição a níveis elevados de ruído por um período de tempo prolongado interfere na produtividade, pois tem como consequência a redução da performance e do rendimento de trabalho, verificando-se que o indivíduo apresenta mais rapidamente cansaço, prejudicando o desempenho nas suas actividades.

Estudos demonstram que o excesso de ruído, no ser humano, altera a condutividade eléctrica no cérebro, além de provocar uma queda na actividade motora, reduzindo a capacidade de atenção e concentração com a consequente queda de produtividade. Resultados de pesquisas comprovam que o trabalhados que não é submetido a nenhum barulho fica menos cansado do que aquele que trabalha num ambiente dito normal, pautado por sons ambiente e alguns ruídos e, por outro, lado, após o trabalhados efectuar uma pausa relativamente à exposição ao barulho, há um aumento imediato da produtividade.

Informação acedida em:
http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/ruido-luana-medeiros.pdf
http://segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com/2009/07/efeitos-do-ruido-para-saude.html
http://animacustica.com.br/home/noticias/42-noticias-anima/205-nivel-de-ruido-reflete-em-produtividade-das-industrias

Imagem acedida em:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQBG0txHlV2qpzawrfvgsKeVcmsYCiMe8qCLAmMkZx4xdjW3bicWg

Sem comentários:

Enviar um comentário