"O barulho é a tortura do homem de pensamento" (Schopenhauer)

sábado, 23 de abril de 2011

O enfraquecimento do ouvido e as suas causas

Neste blogue, tem vindo a ser abordado o ruído como causa da perda auditiva. No entanto, no sentido de completar o repertório de causas que podem levar à perda auditiva, pensou-se referir outros factores que podem estar na origem das referidas perturbações. Diversas doenças circulatórias, alterações metabólicas e otites são responsáveis pelo enfraquecimento da capacidade auditiva, no entanto é a deterioração devido à idade a que mais frequentemente leva a este problema, verificando-se que depois dos 65 anos, 3 em cada 10 pessoas têm problemas auditivos. Apesar disso, importa salientar que é o ruído que merece presença no banco dos réus.

  • Idade

As estatísticas indicam que em Portugal, mais de 30% da população com idade superior a 65 anos sofre de problemas auditivos mais ou menos graves, como consequência do avançar dos anos. A diminuição da capacidade de audição é a perturbação mais comum na terceira idade.

  • Ruído

O ruído é a primeira causa de invalidez profissional (50-60% dos pensionistas). No entanto, um estudo levado a cabo em Lisboa demonstrou que existe já uma significativa diminuição da audição em menores de 18 anos. Um professor de Audiologia refere “Devíamos rever a teoria de que a diminuição da audição é própria de uma cidade industrializada. Já não é só a idade que conta, mas o tempo que lá se permaneceu exposto a barulho excessivo.” De facto a lei considera 65 Decibéis como o “máximo suportável sem danos para o ouvido” mas este limite é quebrado continuamente.

A ensurdecedora coluna sonora dos nossos dias não é só fastidiosa, tornando-se prejudicial. Para além disso, não é só o ouvido a sofrer sérias repercussões consequentes do excesso de ruído, mas todo o organismo.

  • Hereditariedade

Cerca de um terço dos deficientes auditivos nascem com a perturbação, devendo-se a mesma a factores hereditários, nomeadamente, um gene recentemente descoberto, a connexina 26. Com isto, compreende-se que se na família houver algum caso de surdez, existe a possibilidade de transmissão aos filhos.

  • Infecção
Diversas doenças bacterianas e virais (escarlatina, sarampo, meningite, entre outras) podem afectar o ouvido e provocar a perda de audição mais ou menos grave. A otite é uma doença frequente na infância e, quando não é adequadamente tratada, pode causar uma surdez irreversível.

  • Otosclerose

Trata-se de uma doença que provoca a perda de mobilidade dos ossos do ouvido médio, o que, consequentemente, leva a que as vibrações transmitidas pelo ouvido interno não se (re)produzam adequadamente, como num ouvido saudável, e, por conseguinte, diminui a capacidade de percepção auditiva.

  • Medicamentos, tabaco e alcóol

Está provado que alguns medicamentos podem exercer uma acção negativa nos diversos órgãos do sistema auditivo, designando-se por ototóxicos, o que significa que são tóxicos para o ouvido. Também o álcool e o tabaco podem exercer este tipo de efeitos nocivos.


Informação acedida e adaptada a partir de: “O guia Amplifon para a audição”, Lisboa: AMPLIFON

Imagem acedida em: http://www.tudosobreplantas.net/wp-content/uploads/2009/02/mezinhas-para-dores-ouvido.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário